Atividades Práticas 2 Ano EM

                           Cinética Química

          Atividade prática: Pílulas efervescentes 

Materiais 

01.  03 pílulas efervescentes tipo sorrisal de igual tamanho e peso. 

02.  03 copos de 150 a 200 mL descartáveis plásticos. 

 03. Caderno de anotações e caneta.

 04. 04 colegas: 03 para execução simultânea, 01 para filmar e anotar no caderno.

05. 01 jornal velho para proteger as cartelas a utilizar. 

06. 01 garrafa PET de 1 L para descarte.

07. 01 sacola plástica de descarte.

 Procedimento 

01. Colocar em fileiras os três copos: 

 O primeiro e o segundo encher de água normal e o terceiro de água gelada. 

02.  Triturar uma das pílulas. 

03.  Contar até três e colocar ao mesmo tempo as pílulas nos copos: 

A pílula triturada colocá-la no copo com água normal. 

 As outras duas pílulas colocá-las nos restantes dos copos. 

 Vídeos: 

 01:

https://youtu.be/lLGTWyA147A


                           Equilíbrio Químico


repolho roxo Como preparar o repolho roxo.


Repolho roxo preparado





Algumas amostras 














Geometria Molecular








Prática 01

Normas de Segurança no laboratório

01. Não trabalhe sozinho no laboratório. Um companheiro, ao menos, sempre será uma ajuda ou testemunha em caso de acidente.
02. Use o guarda-pó ou avental para proteger a roupa.
03. Use sapato fechado (nunca sandálias!)
04. Não fume no laboratório.
05. Evite brincar no laboratório.
06. Se algum ácido ou outro produto químico for derramado, lave local com bastante água.
07. Leia com atenção o rótulo dos reagentes para se ter certeza de que pegou frasco correto.
08. Não jogue material sólido na pia.
09. Observe a limpeza dos materiais antes de utilizá-los.
10. Não gaste reagentes e soluções inutilmente, utilize somente o necessário para o experimento.
11. Nunca pese material diretamente sobre o prato da balança; use béquer, vidro de relógio ou papel toalha.
12. Se houver precipitado ou duas fases em solução a ser utilizada, agite cuidadosamente de modo a homogeneizá-la.
13. Não ingira ou beba qualquer alimento no laboratório.
14. Não recoloque nos frascos soluções restantes, podem contaminar o conteúdo do recipiente.
15. Quando utilizar soluções e reagentes, certifique-se que o rótulo esteja voltado para cima, evitando que se estrague.
16. Só use água destilada nos experimentos.
17. Não trabalhe com material defeituoso, principalmente o de vidro.
18. Não deixe sobre a mesa a lamparina acesa com chama forte.
19. Não deixe vidro quente em lugar que possam pegá-lo inadvertidamente.
20. Não prove ou engula drogas ou reagentes do laboratório.
21. Não trabalhe com inflamáveis próximos a chamas.
22. Não aqueça tubos de ensaio com a boca virada para si ou para outra pessoa. Habitue-se a aquecer o tubo de ensaio de forma intermitente.
23. Não aqueça substâncias inflamáveis ou voláteis em chama direta, use banho-maria.
24. Feche direito os frascos das soluções e regentes, principalmente os que forem voláteis e inflamáveis.
25. Evite jogar líquidos inflamáveis na pia, se o fizer abra bastante a torneira.
26. Lave bem as mãos ao deixar o laboratório.
27. NUNCA pipete com a boca soluções ou líquidos puros;
28. NUNCA adicione água a uma solução de ácido ou base concentrada para diluí-los. Sempre adicione essas soluções concentradas à água.
29. Substâncias como vapores tóxicos tais como: bromo, cloro, ácido clorídrico e nítrico concentrados, solução concentrada de amônia entre outras devem ser manipuladas na capela.
30. Tão importante quanto trabalhar em segurança é trabalhar ordenadamente, com consciência da sequência a ser realizada. Leia atentamente o procedimento experimental certificando-se de que todos os materiais e reagentes necessários estão disponíveis. Anote os resultados obtidos relacionando-os à teoria da prática.
31. Use calçados de couro ou similar.
32. Não use relógios, pulseiras, anéis ou qualquer ornamento durante o trabalho no laboratório.
33. Nunca use material de laboratório para beber ou comer.
34. É proibido fumar no laboratório ou em qualquer outro lugar que possa por em risco a segurança ou saúde das pessoas.
35. Caminhe com atenção e nunca corra no laboratório.
36. Nunca teste amostras ou reagentes pelo sabor e os odores devem ser verificados com muito cuidado.
37. Não leve a mão à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos.
38. Aventais de laboratório, luvas óculos de proteção ou outras vestimentas não devem ser usados fora de laboratório.
39. Em caso de acidentes, mantenha a calma e chame o professor ou técnico respo0nsável.
40. Objetos pessoais como bolsas, blusas, etc., devem ser guardados em armários de preferência em áreas externas aos laboratórios.
41. Brincadeiras estão absolutamente proibidas nos laboratórios.
42. Não use lentes de contato, pois podem absorver produtos químicos e causar lesões nos olhos.
43. Nunca jogue reagentes ou resíduos de reações na pia, procure o frasco de descarte.
44. Ao final de cada aula, as vidrarias utilizadas durante o trabalho de laboratório devem ser esvaziadas nos frascos de descarte e enxaguadas com água antes de serem enviadas para limpeza.
45. Vidrarias trincadas, lascadas ou quebradas devem ser descartadas e o técnico ou responsável deve ser avisado.
46. Tome cuidados especiais na manipulação de material carcinogênico.
47. Os reagentes e soluções devem ser claramente identificados e as soluções apresentar data de preparo, validade e nome do analista que a preparou.
48. Todo acidente com reagentes deve de ácidos e bases ser limpo imediatamente protegendo-se se necessário. No caso de ácidos e bases devem ser neutralizados antes da limpeza.
49. Não improvise, improvisações podem causar acidentes, use sempre materiais e equipamentos adequados.
50. Todas as substâncias são tóxicas, dependendo de sua concentração. Nunca confie no aspecto no aspecto de uma droga, deve-se conhecer suas propriedades para manipulada.
51. Consulte o professor quando tiver dúvidas e avise-o de qualquer acidente que ocorra por menor que pareça.

Bibliografia

02. Apostila: Química. Práticas de Laboratório. Escola Santo Tomás de Aquino. Ensino Médio.
Equilíbrio Químico




Soluções







Prática 21 – Diluição e mistura de uma solução 
pág. 60
Fonte: Apostila - Química – Práticas de Laboratório.
Escola Santo Tomás de Aquino. Ensino Médio.

Parte 01: Preparação de 250 mL de uma solução de cloreto de sódio, NaCl 0,5 mol/L.
01. Fazer os cálculos necessários para encontrar a massa necessária.
Massa molecular de cloreto de sódio, NaCl - MMNaCl = 59 g/mol
Na - massa atômica de sódio x quantidade de átomos de sódio, Na.
Cl – massa atômica de cloro x quantidade de átomos de cloro, Cl.
NaCl = 23 x 1 + 36 x 1  = 23 + 36 = 59 gramas/mol ou 59 g/mol         NaCl = 59 g/mol
1 mol de NaCl – 59 g
0,5 mol de NaCl – x
x = 59 g x 0,5 mol / 1 mol = 59/2 = 29,5 g                                             x  = 29,5 g
02. Pesar 29,5 gramas de cloreto de sódio, NaCl.
03. Transferir para um béquer de 250 mL.
04. Adicionar aproximadamente 50 mL de água destilada.
05. Agitar com um bastão de vidro até a total dissolução da amostra.
06. Transferir com muito cuidado com ajuda de funil para um balão volumétrico de 250 mL.
07. Lavar o béquer e o funil com pequena quantidade de água destilada.
08. Completar o volume com água destilada até a marca.
09. Tampar e agitar até a total homogeneização da amostra.

Parte 02: Preparação de 100 mL de uma solução de cloreto de sódio, NaCl 0,4 mol/L.
01. Calcular a massa a pesar de NaCl.
NaCl = 23 x 1 + 36 x 1  = 23 + 36 = 59 gramas/mol ou 59 g/mol         NaCl = 59 g/mol
1 mol de NaCl – 59 g
0,4 mol de NaCl – x
x=59 g x 0,4 mol /1 mol = 59 x 2/5 = 23,6 g 
x  = 23,6g

02. Pesar na balança a massa de 23,6 g de NaCl.
03. Transferir para um béquer de 250 mL.
04. Adicionar aproximadamente 50 mL de água destilada.
05. Agitar com um bastão de vidro até a total dissolução da amostra.
06.  Transferir com muito cuidado com ajuda de funil para um balão volumétrico de 250 mL.
07. Lavar o béquer e o funil com pequena quantidade de água destilada.
08. Completar o volume com água destilada até a marca.
09. Tampar e agitar até a total homogeneização da amostra.
10. Misturar a solução 01 com a 02 em um balão de 500 mL. Tampar e agitar.

Questionário

01. Volume final da mistura?
______________________________________________________

02. Se o volume aumenta, o que acontece com a concentração dessa nova solução?
______________________________________________________

03. Observar o desenho e responder qual é a nova concentração da solução em:  01. mol/L: _____  ;  g/L: ____ ; % P/V: _____.


+
à
V1 =

V2 =

Vf =
M1 =

M2 =

Mf =
n1 =

n=

nf  =









(pdf, fonte: USBERCO)







Videos da prática de Formação de Coloides

Preparando coloides 01 




Preparando coloides 03 



Preparando coloides 04 






Preparando coloides 05




Formação de coloides


Materiais
ovo, azeite de cozinha, limão, liquidificador.

Procedimento
Se mistura em liquidificador 
até ficar parecido a maionese.

16 05 2015

16 05 2015

16 05 2015

PREPARANDO COLOIDE DETALHADAMENTE

ESTADUAL CENTRAL - DEZEMBRO - 2011










Gema de ovo colocada em copo descartável










Gema de ovo colocada em batedeira 
ou liquidificador e adicionar óleo de cozinha



liquefazer 







obtenção do coloide



Estadual Central
02 - 11 -2011
Turma 213













DETALHES DO COLOIDE  PREPARADO






COLOIDE  PREPARADO EM CASA









Propriedades coligativas

(PDF, fonte: USBERCO)




Termoquímica

(PDF, fonte: USBERCO)




Cinética Química

Influência da superfície 
de contato na reação química

Nunca cheire nem experimente substân­cia alguma utilizada nas atividades. Os experimentos 1º e 3º devem ser realizados com a supervisão de um adulto, pois o etanol (álcool comum, CH3-CH2-OH) não deve ser manipulado perto de chamas ou faíscas. Ele pode se inflamar e causar queimaduras, incêndios e explosões.


INFLUÊNCIA DA SUPERFÍCIE DE CONTATO DO REAGENTE, SORRISAL (SOLUTO), NA VELOCIDADE DE REAÇÃO COM A ÁGUA (SOLVENTE). (VÍDEO)





(PDF, fonte: USBERCO)










PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Atividade Prática 01: Propriedades Coligativas 








Atividade Prática 02: Propriedades Coligativas

OSMOSE - VINAGRE E OVO CRÚ


MATERIAIS
5 frascos de plástico descartáveis de 250 mL 
(tipo maionese)
1 xícara de açúcar 
1 xícara de sal comum - NaCl
Caderno de anotação, lápis ou caneta.
2 cenouras (cortar em três pedaços cada uma)
1 chuchu (cortar em três pedaços)
1 morango.
250 a 300 mL de vinagre caseiro.

PROCEDIMENTO
01. Lavar e secar os frascos de plástico.

02. Rotular os frascos: 01, 02, 03, 04, 05, Nome
Turma, Data.

03. Colocar 250 mL de vinagre no frasco 01 e o ovo crú; o ovo crú deve cair no fundo mergulhado no líquido.

04. Colocar no frasco 02  25 g de sal comum e dissolver em água, depois adicionar aproximadamente 100 mL de água. 
Colocar no frasco três pedações de cenoura. 
Observar e anotar durante uma semana.

05. Colocar no frasco 03 25 g de sal comum e dissolver com água;
Adicionar aproximadamente 100 mL -150 mL de água. 
Adicionar três pedaços de chuchu. 
Observar e anotar durante uma semana.

06. Colocar no frasco 04 25 g de sal comum e dissolver em água, adicionar aproximadamente 100 mL -150 mL de água.
Colocar o morango.
Observar e anotar durante uma semana.

07. Colocar no frasco 05 aproximadamente 30 g de açúcar e dissolver em água.
Adicionar aproximadamente 100 mL -150 mL de água.
Colocar três pedaços de cenoura.
Observar e anotar durante uma semana.

Instituto de Educação de Minas Gerais

IEMG

















































Atividade prática 01: Materiais 


Atividade Prática 02: Materiais: Separação de substâncias por métodos físicos.







Indicadores

            Atividades Práticas EJA A  

 Densidade






























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